quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Primer: Pra que serve?

Olá meninas, 

Mas afinal o que é primer e para que serve?


Hoje vim falar de uma coisa muito séria! Tudo por conta de dois vídeos que circulam no youtube sobre “gurus” de maquiagem recomendando primer caseiro! (Desculpem, mas me nego a anexar tais vídeos aqui, por os considero uma tamanha irresponsabilidade!)



As duas moças em questão, obviamente sem conhecimento nenhum, mas acredito que até com “a melhor das intenções” tenham publicado dicas completamente prejudiciais à saúde da pele! (esse é o bem e o mal da internet né? é uma zona livre, você publica o que quer, mas não temos como controlar o conteúdo publicado, embora eu ache que dicas quase “criminosas” como essas sejam praticamente conteúdo “pornográfico”!)

Enfim, uma delas recomenda aplicar DESODORANTE no rosto para segurar a oleosidade da pele e a outra diz usar com muito sucesso GEL DE CABELO antes de se maquiar e assim tem a duração de 4 horas na maquiagem.

Geeeeente, 4 hrs de duração não é nem sequer um tempo considerável, já que qualquer maquiagem dura isso… enfim…



Gente, qual é a função de passar isso no rosto??? Economia??? Não! Pois já existem no mercado nacional, opções de primer para a pele para todos os bolsos… fora a enorme gama de importados…



Mas vamos lá!

Estes produtos NÃO são produtos destinados a serem aplicados na pele do rosto… desodorante contém álcool, quantas vezes aparecem por aí axilas manchadas em reação ao uso de algum desodorante, que não deu certo? E a pessoa passa esse produto no ROSTO??? É imprudência aplicar em si mesma, indicar o uso disto em uma rede é criminoso, me desculpe!

Leite de Magnésia tem sido usado por bastante gente, e em alguns casos funciona, em outros é um desastre (pode ter sido uma medida viável quando se tinha menos conhecimento e não havia possibilidades no mercado nacional)… mas o mais importante… prepare-se para o EFEITO REBOTE, ele vai secar sua pele momentaneamente, mas produzirá sebo dobrado… resultado: Uma catástrofe!

Gel de cabelo??? Bom, é para cabelo, ok???


Todos estes são produtos bons, seguros, com preços razoáveis… e com certeza, devem existir mais opções a venda no Brasil.



Mas vamos lá…

Carol, afinal o que é um primer??

Primer, ou pré-maquiagem, é uma série de produtos específicos para preparar a pele para ser maquiada. São produtos feitos geralmente a base de silicones como Dimeticona e Ciclometicona (mesmos componentes do silicone para pontas de cabelos e do Luftal, aquele remédio para gases, MAS, não é por isso que você vai passar algum desses no rosto né? Não se esqueça, que o silicone para cabelo é mais denso, pode entupir os poros, costuma ter fragrância, que é um fator alergênico, além de primer faciais terem outros atributos específicos para a pele do rosto), não tem por que arriscar esse seu rostinho lindo, certo???

E para que serve exatamente um primer?

O primer pode ter DIVERSAS funções, diminuir temporariamente a aparência de ruguinhas e linhas finas, amenizar a aparência de poros dilatados, reduzir a vermelhidão causada por rosácea, espinhas, vasinhos, alergias, equalizar o tom da pele…

Primer é uma palavra que está muito em moda, mas eu prefiro dizer então que PRIMER é um conjunto de ações que você toma para preparar a sua pele antes de aplicar a base/corretivo/pó!

Minha rotina: – Aplico tônico facial (normalmente a pele já está limpa, então neste caso utilizo uma solução da vult).

- Aplico hidratante, (SEMPRE!) hidratar corretamente a pele, talvez seja o passo mais importante de uma boa maquiagem, utilize um produto específico para o seu tipo de pele e comprove o resultado!

- Quando necessário, aplico algum primer de correção, ou para a vermelhidão, ou para uniformização da textura da pele.

E a partir daí… base, corretivo… e o que você costuma fazer...

Carol, só existe primer para o rosto?

Não, existem primer para olhos (que aumentam a duração e intensidade da sombra), cílios, lábios… e a cada dia, lançam novas opções para seduzirem nossos coraçõezinhos tão amantes da maquiagem…

E eu preciso de todos esses?

Não… ninguém precisa! É claro que ele fazem um efeito legal na maquiagem… e você pode escolher aquele específico para a sua necessidade… ALIÁS, não deposite TODAS as suas esperanças em um primer… eles REALMENTE ajudam na maquiagem, mas cada passinho, por mais ínfimo que seja vai refletir no resultado final…

Eu recomendo ter um primer de pele e um para intensificar e aumentar a duração da sombra!



Então ficamos combinadas que não vale a pena (e a conta GIGANTE do dermatologista depois) inventar primer caseiro né?

Por favor fiquem à vontade para comentar neste post, fazerem perguntas, esclarecerem dúvidas…

Beeijo

2 comentários:

  1. Carol, parabéns pela postagem. Realmente os primers são ótimos e nada de desodorante no rosto...que horror isso!Estou te seguindo já..bjs
    www.chocolatecommenta.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida, pois é, tem muita gente que acredita que tudo que lê... rs
    Obrigada pela visita!!
    Um beeijo

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...