quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Shampoo sem sal: Mitos e verdades!

Oláaaa...
Muitas mentiras pairam sobre os rótulos de alguns produtos principalmente quando algo fica na moda como é o caso do shampoo sem sal. 



Hoje ele virou febre entre as mulheres. O shampoo sem sal virou moda. Os cabeleireiros recomendam, principalmente para os fios danificados por processos químicos ou colorações, com a justificativa de que agridem menos os cabelos. Esse produto passou a ser vendido não apenas nos salões de beleza, ele ganhou as prateleiras das lojas de cosméticos e até dos supermercados. Os produtos sem este componente têm a finalidade de serem menos agressivos aos cabelos, principalmente para aqueles que estão debilitados por processos químicos ou colorações, bem como por agressões externas, como sol, poeira, umidade, entre outros...
Para que serve o sal no shampoo?

O sal (cloreto de sódio é o nome que você vai encontrar nos rótulos) tem como função fazer espuma e encorpar o produto. Além disso, serve para tirar os resíduos que os outros componentes da fórmula não conseguem.


O produto com sal é prejudicial?
O sal pode causar ressecamento do couro cabeludo e dos cabelos. Por isso os shampoos com a substância são indicados para cabelos oleosos. Em cabelos coloridos, pode desbotar a cor. 


O sal realmente estraga os fios?

É bem provável que sal seja prejudicial pro cabelo sim, mas a quantidade presente no shampoo é muito pouca e só serve pra fazer aquele espuma cremosa que a gente adora. E tem o fato de que quando enxaguamos o cabelo até mesmo essa pequena quantidade vai embora na água.


Como faço para proteger o cabelo com progressiva?

O que vai de fato minimizar a abertura das escamas do fio e fazer a escova durar mais tempo é o PH do shampoo, é ele que determina o quanto esse fio vai ter suas escamas abertas.


Seja com ou sem sal, as especialistas alertam: não esqueça do condicionador, que selará as cutículas e facilitará o penteado, evitando que os fios se partam. Também é importante hidratar os cabelos duas vezes por semana, para se ter um fio mais bonito, macio e saudável. 


Shampoos sem sal são recomendáveis para quem já utilizou alguma química como progressiva ou tintura, mas não fazem muita diferença em relação aos shampoos comuns. De qualquer forma, a recomendação continua a mesma, após a lavagem, é importante aplicar os demais itens que compõem a linha, como condicionador, creme para pentear, outros finalizadores e as máscaras de tratamento para um efeito completo.
Eu só uso sem sal, por causa da progressiva e descolorações que faço, ultimamente tenho usado shampoo de linha violeta para platinar o loiro. E você o que acha do shampoo sem sal? Tem usado?


Beeijo

3 comentários:

  1. Parabéns Carol!
    Está corretíssima sua informação e vale lembrar que tem alguns fabricantes,(geralmente as marcas muito baratas) que usam uma química para substituir o sal que agride muito mais os fios que o próprio sal...
    E para cabelos com progressivas, pode-se usar um pós-progressiva, que geralmente é sem sal, ou um especial para ''cabelos coloridos'', que faz quase o mesmo efeito!

    Eu recomendo quase todas as marcas que vc postou aqui, com exceção do SEDA e do DOVE!Geralmente que gosta desses dois tem o cabelos bem oleoso e virgem!
    A VIZCAYA é excelente!!!

    Grande abraço pra vc Carol!!!!
    Mais uma vez, parabéns pelo BLOG!!!!

    ResponderExcluir
  2. obrigada Fer, é verdade... obrigada pela informação...
    Eu nao recomendo seda, pantene, elseve e nem dove... pois eles contem mto sal em sua formula...
    obrigada pela visita!
    Beeijao

    ResponderExcluir
  3. Carol, o sal serve para engrossar o shampoo, pois quando adicionamos o sal, na formula química do shampoo, o mesmo interage com a água e com as micelas dos tensoativos, formando uma espécie de enlaçamento que dificulta a mobilidade das moléculas, resultando no efeito visual que temos, que é o do aumento de viscosidade. CONCLUSÃO: As empresas que somente visam lucro, adicionam sal no shampoo somente para engrossar o produto, é o que acontece nas linhas comercias, shampoo com muito sal prejudica o seu cabelo.

    Não é o Sal que dá espuma ao shampoo e sim o LAURIL.

    Muitas pessoas acham que o LAURIL, produto que dá espuma ao shampoo possuí sal.Porém o Lauril Éter Sulfato de Sódio, NÃO possuí sal.Como em seu nome possuí "sódio(Na)" muitas pessoas acabam confundindo e achando que é um sal, porém o sal é o Cloreto de Sódio (NaCl).

    Também não é o sal que irá retirar os resíduos do fio e do couro cabeludo.Mas sim outros produtos presentes na formulação.Se o sal retirasse os resíduos do cabelo, os shampoos sem sal seriam apenas para dar cheiro aos cabelos.


    UM DOS fatores que irão minimizar a abertura das escamas do fio é o ph, porém há muitoos outros.

    Os cabelos que possuem escova progressiva com formol não possuem proteção, pois o formol encapa o fio e assim que o produto começa a sair do fio, o fio fica fio e fraco.

    Abraços,
    Aline.

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...